HADDAD PROPÕE ELEIÇÃO DE SUBPREFEITO FILIADO A PARTIDO

Data: 07/01/2016

Publicado por: Folha de S. Paulo – Cotidiano

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/01/1726732-haddad-propoe-eleicao-de-subprefeito-filiado-a-partido.shtml

Download do arquivo pdf

Outras Informações

Resumo:

O prefeito Fernando Haddad (PT) mandou à Câmara Municipal um projeto que prevê que os futuros subprefeitos serão eleitos de maneira direta pela população, terão mandato de quatro anos e obrigatoriamente deverão ser filiados a partidos políticos.

O argumento do petista é que a medida daria autonomia para as 32 subprefeituras, responsáveis por ações locais de zeladoria (limpeza de praça, poda de árvore, tapa buraco), pequenas obras e até mesmo a fiscalização de estabelecimentos comerciais.

Pela proposta enviada aos vereadores e com legalidade que divide especialistas, os subprefeitos montariam a própria equipe de cargos comissionados e a plataforma de governo (embora dependentes do Orçamento municipal), com a "legitimidade" dos votos de moradores de cada região, segundo Haddad.

Se a Câmara aprová-la, poderia ser aplicada a partir do ano que vem -quando Haddad só estará no cargo se for reeleito nas eleições de 2016.

O projeto representa uma guinada nas ideias do petista para as subprefeituras. Ao assumir, ele disse que todos os subprefeitos teriam perfil técnico, sem indicação política.

Depois, em meio a dificuldades na relação com a Câmara, passou a aceitar nomes sugeridos pelos vereadores.

Voltar